O que são os transtornos de ansiedade?
Os transtornos de ansiedade são transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessiva. O medo é entendido como uma resposta emocional iminente real ou percebida, enquanto a ansiedade é a antecipação de ameaça futura (DSM 5, p. 230). Os indivíduos com transtornos de ansiedade podem apresentar alguns distúrbios, como:
- Fobia especifica
- É caracterizada pelo medo, ansiedade ou esquiva de algo ou situação específica, como por exemplo: animais, injeções, sangue, altura, avião. Neste caso, a pessoa tem a crença de que tal circunstância é de fato perigosa, apresentando uma reação desproporcional para o estimulo em si.
- Transtorno de pânico
- Tem como principal característica o medo que o indivíduo sente frente às suas respostas fisiológicas e psicológicas, tais como sudorese, alteração na respiração ou batimentos cardíacos.
- Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
- Caracteriza-se por compulsões e obsessões. As obsessões são impulsos, pensamentos ou imagens recorrentes. Há uma urgência por parte do indivíduo de cumprir determinadas condutas (compulsões) pela crença de neutralizar tais pensamentos e imagens.
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
- Condição que leva o indivíduo a se preocupar excessivamente com seu contexto de vida. É comum que outros sintomas venham acompanhados como problemas gástricos, cansaço, dores musculares, náusea, sensação de desesperança.
- Pessoas que apresentam esta condição tendem à procrastinação, já que as preocupações tendem a paralisá-la. Alguns exemplos: faltar a uma apresentação de escola, adiar determinado projeto, ou encontro social.
- As pessoas que apresentam TAG tendem a demorar para pedir ajuda por acreditarem se tratar de uma preocupação cotidiana, do tipo “todo mundo tem”.
- Transtorno de ansiedade social (TAS) ou Fobia social
- Caracterizado pela preocupação com o julgamento do outro, particularmente em contextos sociais como apresentações, falar em público, expor ideias, ir a festas, encontros, comer em locais públicos, encontrar pessoas que há tempos não vê.
- A Fobia social pode ser de difícil percepção para o indivíduo por se confundir com timidez. Envolvimento com álcool ou outras drogas pode ser observado.
- Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
- - Vivência direta do evento traumático;
- - Presenciar o evento traumático ocorrido com outras pessoas;
- - Tomar conhecimento de evento traumático - violento ou acidental - ocorrido com familiar ou alguém próximo;
- - Ser exposto de forma repetida a detalhes de episódio traumático (como ocorre em determinadas profissões como socorristas, policiais, profissionais de saúde).
-
- Sintomatologia esperada para os episódios de TEPT: lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático, sonhos angustiantes relacionados ao trauma, flashbacks (como se estivesse revivendo o fato continuamente), esquiva diante de circunstâncias, pessoas ou lugares que remetam ao evento traumático.
O DSM-5 define o transtorno de stress pós traumático como a exposição a um evento concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual por meio das seguintes formas:
Importante: As informações acima relacionadas são de cunho informativo. O diagnóstico precisa ser feito por um profissional, com base na história de vida do paciente associada aos sintomas clínicos.
- Referências Bibliográficas
- AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).